2.ª sessão de replicação

A segunda sessão de replicação aos docentes dos códigos 200, 300 e 310 da EBS de São Roque do Pico decorreu no dia três de Março, pelas 16h30m. Refira-se que esta reunião estava calendarizada para o dia 24 de Fevereiro, mas foi adiada pelo Conselho Executivo, por decorrer, nesse dia, uma Formação para parte dos docentes da escola.

Nesta sessão foram abordadas as competências do oral. Em primeiro lugar comecei por apresentar um powerpoint, que teve como base alguns documentos facultados na Formação, bem como pesquisas efectuadas sobre as referidas competências. Em seguida houve um espaço de partilha/ reflexão de experiências sobre as competências do oral na sala de aula chegando-se à conclusão que as mesmas não são devidamente trabalhadas em contexto de sala de aula, muitas vezes, não passam de uma área subsidiária de outras, não sendo planificadas, e poucas vezes avaliadas. O grupo sentiu necessidade de fazer alterações nas metodologias de trabalho e, nesse sentido, resolvemos na próxima sessão de replicação partilhar e preparar novos instrumentos de trabalho.

No meu entender este encontro foi vantajoso, tanto pela partilha de práticas, como pela reflexão que foi feita em torno da questão do Oral.

Para além do plano e propostas de trabalho criados para esta sessão foi realizado o seguinte powerpoint:

e-portefólio

Este espaço pretende ser um local de partilha de reflexões, materiais e novas experiências no âmbito da formação "Implementação do Novo Programa de Português para o Ensino Básico".


BEM-VINDOS AO MEU BLOGUE!

BEM-VINDOS AO MEU BLOGUE!