5.ª sessão de replicação

A quinta sessão de replicação aos docentes dos códigos 200, 300 e 310 da EBS de São Roque do Pico decorreu no dia doze de Maio, pelas 15H. Nesta sessão foi abordada a competência da Expressão escrita. Pensámos em abordar também a anualização e sequências didácticas, mas por ser um conteúdo moroso decidimos abordá-lo na próxima sessão de replicação, a ocorrer em Julho, com uma vertente prática.
Seguindo a metodologia de trabalho das sessões anteriores, a apresentação da informação foi feita através de um powerpoint, produzido para o efeito, que abordou o papel da Escrita no Novo Programa de Português: evolução de concepções, perspectivas pedagógicas da escrita, propostas do Novo Programa de Português, concepções actuais da escrita, escrita processual e oficinas de escrita.
Em seguida foram analisadas as actividades focadas no GIP de Escrita: escrever para contar/narrar (pág.82), escrever para expor informação (pág. 97) e escrever para dar opiniões (pág. 115) tendo-se considerado interessante a forma como estão organizadas as actividades
Posteriormente, houve um espaço de partilha/ reflexão de experiências sobre o tratamento desta competência em contexto de sala de aula e de práticas de produção e revisão de texto. Conclui-se que alguns colegas, principalmente as que leccionam o Ensino Secundário, já utilizam algumas das práticas sugeridas, mas que há necessidade de alterar algumas metodologias, nomeadamente os procedimentos relativos à produção de texto, que raramente é feita em escrita colaborativa, revisão e difusão dos textos produzidos pelos alunos. As colegas manifestaram a sua preocupação em relação à escrita processual, pois consideram que é muito morosa e que, muitas vezes, se torna difícil, arranjar tempo para a desenvolver com regularidade.


Para este sessão de replicação foi utilizado o seguinte powerpoint:

e-portefólio

Este espaço pretende ser um local de partilha de reflexões, materiais e novas experiências no âmbito da formação "Implementação do Novo Programa de Português para o Ensino Básico".


BEM-VINDOS AO MEU BLOGUE!

BEM-VINDOS AO MEU BLOGUE!