4.ª sessão de replicação

A quarta sessão de replicação aos docentes dos códigos 200, 300 e 310 da EBS de São Roque do Pico decorreu no dia doze de Maio, pelas dezasseis horas e trinta minutos. Nesta sessão foi abordada a competência da Leitura e o Corpus Textual através da apresentação em powerpoint. A primeira apresentação abordou o papel da Leitura no Programa de Português tendo sido referidas algumas conclusões dos estudos preparatórios da DGIC relativamente às práticas do ensino da Leitura e dos estudos PISA realizados nos anos de dois mil, dois mil e três, perspectivas sobre a Leitura e implicações metodológicas, nomeadamente, o papel do professor no ensino desta competência e estratégias de Leitura que podem ser utilizadas. Posteriormente foi apresentado um powerpoint sobre “Educação Literária “tendo sido dado a conhecer o lugar dos textos literários no novo programa, critérios para constituição de um Corpus Textual, o Plano Regional de Leitura e os objectivos do mesmo, assim como foi feita a apresentação do site do Plano Nacional de Leitura. Foi ainda divulgado o GIP de Leitura, feita uma breve síntese do mesmo e dado a conhecer um projecto de Leitura para o terceiro ciclo.
Em seguida foi apresentado um powerpoint sobre “ Contextos promotores de Leitura - da sala de aula à Biblioteca Escolar”, referida a importância da família no desenvolvimento desta competência e do recurso “ Biblioteca Escolar”. Foi ainda dada a conhecer uma actividade realizada em contexto de formação para criação de um Plano Anual de Leituras da turma. Por último houve um espaço de partilha/ reflexão de experiências sobre o ensino desta competência na sala de aula chegando-se à conclusão que há algumas estratégias sugeridas que já se colocam em prática, havendo é necessidade de as realizar com mais frequência e que há outras práticas que devem ser alteradas como a realização de fichas de Leitura, ou de qualquer outro trabalho, com carácter obrigatório, no âmbito da Leitura Recreativa .

e-portefólio

Este espaço pretende ser um local de partilha de reflexões, materiais e novas experiências no âmbito da formação "Implementação do Novo Programa de Português para o Ensino Básico".


BEM-VINDOS AO MEU BLOGUE!

BEM-VINDOS AO MEU BLOGUE!