3.ª sessão de replicação


A terceira sessão de replicação aos docentes dos códigos 200, 300 e 310 da EBS de São Roque do Pico decorreu no dia vinte e oito de Abril, pelas dezasseis horas e trinta minutos.Nesta sessão foi abordada a competência do CEL e o Dicionário Terminológico.
Em primeiro lugar comecei por apresentar um powerpoint que abordava o papel do CEL no Programa de Português tendo referido algumas conclusões dos estudos preparatórios da DGIC relativamente às práticas do ensino tradicional da gramática qual a diferença entre Funcionamento da Língua e Conhecimento Explícito da Língua, razões para se trabalhar esta competência no Ensino Básico e novas metodologia de trabalho, nomeadamente, actividades pela descoberta e laboratórios gramaticais. Nessa sequência projectei algumas actividades de laboratório/ oficina gramatical com o intuito de ilustrar o modo de trabalhar a competência conhecimento explícito da língua, consoante diferentes fins, nos três ciclos do ensino básico.
Posteriormente apresentei um powerpoint sobre o Dicionário Terminológico tendo dado a conhecer o site em que se pode aceder ao mesmo. Divulguei ainda o GIP do CEL e fiz uma breve síntese do mesmo, bem como de um conjunto de sites de apoio ao trabalho dos docentes no âmbito dessa competência e algumas brochuras que se podem encontrar no site da DGIDC, no âmbito da implementação PNEP.
Em seguida houve um espaço de partilha/ reflexão de experiências sobre o tratamento da competência do CEL na sala de aula chegando-se à conclusão que há necessidade de alterar a metodologia de ensino da gramática. Foi interessante verificar que para as colegas do código 320, que leccionam a disciplina de Francês, a metodologia de ensino da gramática não foi novidade, uma vez que já trabalham esta competência de acordo com as etapas previstas, observação de dados, treino, sistematização.
Em relação às dúvidas colocadas pelos meus colegas foi referido que apesar de parecer útil em termos de aprendizagem do aluno, o trabalho exigido no laboratório gramatical é complexo e moroso o que pode comprometer o tratamento das outras competências.

Para além do plano da reunião, de uma proposta de trabalho foi ainda realizado um powerpoint sobre a temática.


e-portefólio

Este espaço pretende ser um local de partilha de reflexões, materiais e novas experiências no âmbito da formação "Implementação do Novo Programa de Português para o Ensino Básico".


BEM-VINDOS AO MEU BLOGUE!

BEM-VINDOS AO MEU BLOGUE!