Reflexão Módulo III







“ Todos reconhecemos que saber ler é uma condição indispensável para o sucesso individual, quer na vida escolar, quer profissional.” É com esta afirmação que Inês Sim –Sim inicia o seu livro O Ensino da leitura: a compreensão de textos. Sem dúvida que saber ler, e mais que isso, ler, pois “Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem” são factores determinantes na construção da nossa identidade pessoal e do sucesso em todas as áreas da nossa vida.
Este módulo dedicado, fundamentalmente, à competência da Leitura reforçou a importância desta competência e a responsabilidade da escola, principalmente do professor na aquisição da mesma, pois tal como refere o GIP de Leitura, na página cinco, “ é dele que se espera que ensine a ler, faça emergir a vontade de querer ler como experiência voluntária e mantenha viva essa atitude ao longo de todo o percurso escolar e para além dele”. Para isso, o professor deve possuir uma vasta cultura literária para que possa dar a conhecer aos alunos livros diversificados, pertencentes a diferentes tipologias textuais, e transmitir -lhes o prazer de ler e de fruição da leitura. Confesso que neste âmbito, e com a necessidade de construção do Corpus Textual, terei de alargar os meus conhecimentos literários, pois limitam-se às obras de leitura orientada e a outras referidas nos manuais escolares, no entanto tento contribuir para a promoção da leitura lendo alguns livros, ou excertos, em contexto de sala de aula, lendo de forma expressiva, libertando-me de inibições, para “encarnar” os textos.
A página do PNL constitui também um importante instrumento de trabalho para a promoção da leitura e análise de livros, uma vez que pelo seu carácter digital e lúdico se torna mais apelativa para os alunos. Apesar de ter conhecimento do site, nunca o tinha utilizado. Após este módulo, resolvi dar a conhece-lo a uma turma e lemos o livro “ O pirata das ilhas de bruma” fazendo actividades de pré-leitura, leitura e pós leitura, às quais os alunos aderiram com muito entusiasmo, o que confirma a necessidade de diversificar textos e suportes de leitura para motivarmos o leitor.

O GIP de Leitura é um documento fundamental de apoio ao professor, sugerindo inúmeras actividades para abordagem de textos, promoção da leitura e de livros. Gostei particularmente da apresentação de actividades para divulgação dos livros, nomeadamente, a “ Roda dos livros” e o “ Círculo de Leitura” que já utilizei e fizeram sucesso com os alunos. Também considerei muito interessante as sugestões dadas para transformar a aula num contexto promotor de leitura, pois verifiquei que algumas, associadas, vulgarmente, ao primeiro ciclo, também se podem usar nos restantes ciclos, o que comprova a necessidade de articulação entre todos os ciclos e que aprendamos com as metodologias já usadas noutros ciclos.
Em relação à anualização considerei muito importante a definição dos critérios para a sua planificação, bem como os aspectos negativos da mesma, através de exemplificações, que se tornaram muito úteis na compreensão deste “conteúdo”, que, para mim, se afigura deveras complexo. Até porque ainda não tive oportunidade de me dedicar a esta tarefa, tendo agendando a sua realização para as duas últimas sessões de replicação, sendo os aspectos referidos certamente tidos em consideração.
No que respeita à realização de uma sequência didáctica tive alguma dificuldade na sua concretização, visto não ter nada de semelhante com as planificações que faço actualmente, mas penso que com a prática será mais fácil a sua realização e se tornará tão natural como as actuais planificações, ou planos de aula. No meu entender um ponto forte da sequência didáctica é a evidência da articulação de todas as competências, com especial enfoque numa competência, tal como prevê o PPEB, na pág.107 ” Contudo, as actividades centradas numa competência específica deverão coexistir com as actividades onde as diferentes competências são trabalhadas de forma integrada.”




São Roque do Pico, 15 de Março de 2010








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