A primeira sessão de replicação, aos docentes dos códigos 200, 300 e 320, decorreu na Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, no dia vinte de Janeiro, às dezasseis horas, tendo estado presentes os oito colegas convocados.
Inicialmente foram dadas algumas informações de carácter geral sobre a formação e dada a conhecer a calendarização das restantes reuniões. Estão agendadas seis sessões de acompanhamento, com periodicidade mensal, que ocorrerão à 3.ª feira e incidirão sobre o tratamento das diferentes competências específicas e anualização.
Em seguida foi apresentado o plano da sessão e um powerpoint (realizado em conjunto com a colega do 1.º ciclo) sobre o contexto em que surgiu o novo programa de Português, questões estruturantes e programáticas, apresentação dos principais fundamentos e conceitos-chave, organização programática (caracterização de cada ciclo, resultados esperados, descritores de desempenho, corpus textual e orientações de gestão) e identificadas as potencialidades deste novo programa.
No decorrer da apresentação dos diferentes diapositivos recorri, por vezes, ao programa para que os colegas pudessem localizar e verificar o que estava a ser exposto, principalmente ao nível da organização dos programas. Foi também disponibilizado o material utilizado na sessão e na formação que será colocado numa pasta criada para o efeito.
No final da sessão os colegas manifestaram a sua preocupação face à utilização da TLEBS no novo programa, uma vez que não dominam os conceitos, e sugeriram a realização de uma formação neste âmbito.
Foi ainda questionado se após a implementação do Novo Programa nos anos previstos para o efeito, este seria uniformizado em todos os anos, no ano lectivo seguinte.
Para fazer a replicação do primeiro módulo de formação foi feito o powerpoint que se segue.
Inicialmente foram dadas algumas informações de carácter geral sobre a formação e dada a conhecer a calendarização das restantes reuniões. Estão agendadas seis sessões de acompanhamento, com periodicidade mensal, que ocorrerão à 3.ª feira e incidirão sobre o tratamento das diferentes competências específicas e anualização.
Em seguida foi apresentado o plano da sessão e um powerpoint (realizado em conjunto com a colega do 1.º ciclo) sobre o contexto em que surgiu o novo programa de Português, questões estruturantes e programáticas, apresentação dos principais fundamentos e conceitos-chave, organização programática (caracterização de cada ciclo, resultados esperados, descritores de desempenho, corpus textual e orientações de gestão) e identificadas as potencialidades deste novo programa.
No decorrer da apresentação dos diferentes diapositivos recorri, por vezes, ao programa para que os colegas pudessem localizar e verificar o que estava a ser exposto, principalmente ao nível da organização dos programas. Foi também disponibilizado o material utilizado na sessão e na formação que será colocado numa pasta criada para o efeito.
No final da sessão os colegas manifestaram a sua preocupação face à utilização da TLEBS no novo programa, uma vez que não dominam os conceitos, e sugeriram a realização de uma formação neste âmbito.
Foi ainda questionado se após a implementação do Novo Programa nos anos previstos para o efeito, este seria uniformizado em todos os anos, no ano lectivo seguinte.
Para fazer a replicação do primeiro módulo de formação foi feito o powerpoint que se segue.