Chamo-me Maria de Lurdes Faleiro Simão, tenho 41 anos, nasci no Baixo Alentejo, em Ferreira do Alentejo, onde vivi até aos 18 anos. Concluído o Ensino Secundário rumei até ao Algarve, onde me licenciei na " variante em Ensino de Português / Francês". De início não foi fácil, pois era a primeira vez que deixava o " ninho" reconfortante da família, mas rapidamente me adaptei, até porque adoro o sol e o mar e que melhor sítio para estar senão uma terra onde está um tempo óptimo, durante quase todo o ano, e o mar nos envolve a todo o instante.
Terminada a licenciatura leccionei um ano no Algarve, no entanto, no ano seguinte tive uma enorme decepção… a colocação de professores a nível nacional, no meu grupo, começou a ficar difícil e não consegui colocação, ainda para mais na terra onde gostaria de ter residido. Regressei ao Alentejo e concorri aos antigos “mini-concursos” tendo ficado colocada com um horário incompleto próximo da terra que me viu nascer.
Perante a eventualidade de não ter emprego no ano seguinte e, como não sou de baixar os braços, concorri para os Açores. Foi no Verão de 1993 que recebi a notícia da minha colocação na Escola Básica e Secundária de S. Roque do Pico. Confesso que hesitei muitas vezes, telefonei para a escola, fiz imensas perguntas porque não fazia a menor ideia da realidade açoriana, fiquei a saber que mais duas colegas haviam ficado colocadas, resolvi então aceitar a colocação, estabeleci contactos, marcámos a viagem para a mesma data e, no dia 10 de Setembro desse ano, cheia de expectativas e sem saber o que iria encontrar, cheguei à”ilha Montanha” .